Morar em outro país significa viver os costumes de uma nova cultura e aprender com as diferenças do mundo. Por isso, é muito importante pesquisar e se informar sobre todos os detalhes do novo local. Saber como são os hábitos, costumes, clima, comida e outros, é importante.

 

A Irlanda é chamada de República da Irlanda e a língua oficial do país é o inglês, mas muitos ainda falam o irlandês, também conhecido como gaélico. Cidades principais: Dublin, Cork, Limerick, Galway e Waterford. Mas, além dos dados básicos, a Irlanda tem curiosidades muito peculiares, confira:

 

1 – WiFi gratuito – na capital, Dublin, há WiFi gratuito espalhados em vários pontos da cidade, sinalizados por simpáticas plaquinhas feitas por mosaico. Nos ônibus de Dublin também é liberado o acesso à internet.

 

2 – Hábito excessivo por chá – O Irlandês toma muito chá. Mais do que o brasileiro toma café. E a curiosidade é que eles também têm o hábito de tomar chá com leite, o que não é muito comum em outros cantos do mundo.

 

3 – Portas coloridas – Curiosamente, a Irlanda tem as portas coloridas, em quase a totalidade de suas casas. Há duas lendas que justificam esse costume. O primeiro diz que em 1861 a Rainha Victoria, após a morte do Príncipe Albert decretou que todas as casas Irlandesas tivessem uma bandeira preta como sinal de luto. No dia seguinte, em protesto, um Irlandês pintou a porta de sua casa com uma cor alegre e foi copiado por centenas de Irlandeses.

 

4 – Dedicar-se à caridade – Os Irlandeses são tão caridosos que o país é considerado o mais altruísta da Europa. Segundo dados recentes, 70% da população irlandesa contribui com caridade, 37% contribuem com o tempo livre para trabalhos voluntários, e 64% contribuem com a ajuda à estranhos. Há muitas lojas de caridade espalhadas pelas cidades.

 

5 – Entretenimentos – Assim como no Brasil, as novelas fazem parte do entretenimento do país. Com a diferença de que na Irlanda as novelas duram muitos anos, quem assiste regularmente chega a se apegar aos personagens. A novela mais longa no ar, já tem 16 anos (é do Reino Unido), é tanto tempo que os irlandeses já não sabem mais diferenciar os atores dos personagens.

 

6 – Clima – Sol é quase raridade neste país. Em toda a história da Irlanda, 33°c foi o máximo que a temperatura chegou. As casas não possuem área de serviço, então a máquina de lavar fica na cozinha. E todas as máquinas também são secadoras, porque quase não tem sol.

 

7 – Café da manhã – Um dos pratos mais famosos da Irlanda é o café da manhã Irlandês, que para eles nada mais é do que uma forma de se recuperar da bebedeira no dia anterior. O prato inclui: ovos fritos ou mexidos, torrada, tomate, bacon, feijão (o feijão   deles é diferente, com um molho de tomate e um pouco adocicado), morcela e em alguns lugares uma tortinha de batata e até cogumelos.

 

8 – Titanic – É isso mesmo, o famoso navio que afundou depois de 4 dias de navegação, foi construído pela Harland and Wolff, empresa britânica, na capital da Irlanda do Norte, Belfast. Inclusive um dos pontos turísticos mais visitados da capital é o museu do Titanic.

 

Gostou?

Estamos te aguardando para planejar sua viagem de Intercâmbio

 

 

Leave a comment