Ao visitar Paris, é praticamente obrigatório experimentar os pratos imperdíveis da cozinha francesa. Para ajudar você, selecionamos 07 pratos tradicionais, aqueles que proporcionam um mergulho na tradição culinária do país, preparados com produtos bem franceses.

 

Os franceses são especialistas do foie gras, das carnes de pato defumadas ou conservadas na gordura animal, dos patês e terrines, das receitas a base de batatas, do preparo da carne do cordeiro, dos produtos do mar, das crepes salgados ou doces, dos cogumelos, das carnes cruas ou quase cruas, dos miúdos de boi, do preparo dos legumes, dos embutidos e muito mais.

 

Confira os pratos que separamos:

 

1 – Confit de canard e o magret de canard – são sempre pratos principais. O confit, precisamente a coxa do pato, vem acompanhado por batatas douradas com alho. O magret ou o filé do pato é degustado crocante por fora mais rosa no interior.

 

2 – Pato com laranja, o canard à l’orange – é o pato cortado em pedaços e cozido com caldo de laranja. Às vezes os restaurantes servem um filé de pato com molho de laranja. Outra receita tradicional é pato cozido com azeitonas. Como o pato com laranja é receita caseira, não o encontramos com frequência nos cardápios. Mas o magret com laranja é fácil de encontrar.

 

3 – Parmentier de canard – prato típico das brasseries, é preparado com um pirê de batata e carne de pato conservada na gordura e desfiada. O parmentier pode ser feito também com carne de vaca, sobretudo as bochechas.

 

4 – Batatas gratinadas (gratin dauphinois) – batatas em pirê, aligot (puré enriquecido com um queijo chamado tomme de Laguiole), pommes de terre sautées ou rissolées (batatas cortadas em quadradinhos e douradas com alho). Os franceses são experts no preparo das batatas.

 

5 – Pernil do cordeiro (gigot d’agneau) – degustado cozido por fora e rosa por dentro ou então na versão 7 horas, assado no forno em baixa temperatura. Ele fica desmanchando. Em vários restaurantes você encontrará também a épaule d’agneau. Uma carne mais gorda e mais macia. Ou então o navarin d’agneau, ou seja, cordeiro em pedaços cozido lentamente com legumes. Onde comer em Paris: Restaurante Lazare.

 

6 – Morteau – uma salsicha especial e considerada uma das melhores da França. Ela é servida cozida com lentilhas e este tradicional prato se chama petit salé au lentilles. O ingrediente principal é o morteau, mas no petit salé encontramos também outras carnes salgadas. Muitas brasseries e bistrôs oferecem este prato.

 

7 – Ratatouille – A receita de ratatouille, uma especialidade francesa, se assemelha a um guisado de legumes. Especialidade das regiões de Provença e do antigo condado de Nice, a origem deste prato rústico data do século XVIII. A abreviação “rata” que dá origem à palavra “ratatouille” era uma gíria militar para a refeição dos soldados, que era uma mistura de feijões, batatas e variados legumes. Depois do filme, esse prato ficou famoso.  Os franceses são especialistas na preparação dos legumes.

 

Gostou das dicas?

Deixe seu comentário aqui 😉

 

 

Leave a comment