O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP, é um documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional.

A partir do dia 17 de julho de 2017, o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia – CIVP passou a ser emitido apenas para requerentes que comprovarem que viajarão ou realizarão conexão em algum dos países que exigem o certificado.

Essa medida tem como objetivo preservar o atendimento aos cidadãos brasileiros que, de fato, precisam do CIVP, uma vez que ele é necessário apenas aos viajantes com destino a países que exigem a comprovação da aplicação da vacina contra a febre amarela. Para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação, não será válida a dose fracionada da vacina contra febre amarela.

Se você está com sua viagem marcada no próximo feriado para África do Sul, Austrália, Bahamas, Bolívia, China, Colômbia, Coréia do Sul, Egito, Indonésia, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Tailândia ou Venezuela, confira as orientações abaixo:

COMO EMITIR O CERTIFICADO PELA PRIMEIRA VEZ, EM 04 PASSOS:

1º passo:  Tomar a vacina exigida.
O interessado pode obter a vacina gratuitamente em um posto de saúde do SUS ou deve procurar os serviços de vacinação privados credenciados.
A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem.

2º Passo – Realizar o pré-cadastro no SISPAFRA.
Para agilizar a emissão do certificado, o interessado deve realizar um pré-cadastro no endereço http://www.anvisa.gov.br/viajante, clicar na opção “cadastrar novo” ou no link “cadastro”. Este serviço é gratuito.

3ª Passo – Comparecer ao estabelecimento que emitirá o CIVP.
Para a emissão do CIVP, é imprescindível a presença física do interessado, uma vez que a emissão está condicionada à assinatura do viajante, conforme previsto na RDC nº 21 de 31/03/2008, inciso III do Art. 1º do Anexo II.
Recomenda-se entrar em contato diretamente com o Centro de Orientação mais próximo para saber precisamente o seu horário de funcionamento e agendar o atendimento.

4ª Passo – Apresentar a documentação necessária para emissão do CIVP.
O interessado deve apresentar o cartão nacional de vacinação e um documento de identidade original com foto.
O cartão deve estar preenchido corretamente com a data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina.
São aceitos como documentos de identidade a Carteira de Identidade (RG), o Passaporte, a Carteira de Motorista válida (CNH), entre outros documentos. A apresentação da certidão de nascimento é aceita para menores de 18 (dezoito) anos. Ressalta-se que crianças a partir de 9 (nove) meses já começam o esquema de vacinação. A população indígena que não possui documentação está dispensada da apresentação de documento de identidade.

Não é necessária a presença da criança ou adolescente menor de 18 (dezoito) anos quando os pais ou responsáveis deste solicitarem a emissão do seu CIVP nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.

O que fazer em caso de perda ou extravio?
Em caso de extravio do cartão de vacinação, o usuário deverá se dirigir à unidade de saúde onde tomou a vacina e solicitar a segunda via do documento.
Também pode procurar um dos Centros de Orientação de Viajantes da Anvisa para emitir gratuitamente uma nova via do certificado.

CONFIRA OS LOCAIS E ENDEREÇOS PARA EMISSÃO DOS CERTIFICADOS:
OBS: Os aeroportos somente emitem o certificado internacional.

AEROPORTO DE CONGONHAS    
(11) 5093-6308 | 9 às 15h | 2ª a 6ª feira
Av. Washington Luís, s/n – Jardim Aeroporto

AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS
(11) 2445-4435 | 8h às 12h / 13h às 17h | 2ª a 6ª feira
Av. Jamil João Zarif, s/nº TPS 02 – ASA C – desembarque

AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO(GALEÃO)
(21) 3398-2377/2108 | 8h às 12h / 13h às 17h | 2ª a 6ª feira (dias úteis)
Av. Vinte de Janeiro s/n° – Bairro: Ilha do Governador – CEP: 21.942-900 – Rio de Janeiro – RJ.

Obs: Considerando o aumento significativo das solicitações de emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) no estado do RJ, e com o objetivo de melhor atender ao cidadão, informamos que para o atendimento nesse COV o viajante deverá ter realizado o agendamento na página https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/  

CENTRO ESPECIAL DE VACINAÇÃO DR. ÁLVARO AGUIAR – RIO DE JANEIRO
Atendimento: seg. a sexta, 8 às 12 h. Contato: 21 2524-6977
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 16 – Centro – Rio de Janeiro – RJ –
Emite o certificado de vacinação para quem vai tomar a vacina no local e para quem já está vacinado.

CENTRO DE ORIENTAÇÃO PARA VIAJANTES COM PÓLO DE ATENDIMENTO E VACINAÇÃO – CAMPOS DOS GOYTACAZES
Atendimento: segunda a sexta, 8h às 12h e de 13h às 17h.
Telefones: (22) 2733 2820, 2726 1378, 2722 0805
E-mail: epidemio.sms@campos.rj.gov.br
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 187, Centro – Campos dos Goytacazes/RJ –
Ou poderá retirar o certificado internacional de Febre Amarela na hora do atendimento (sem agendamento) na Vigilância em Saúde nos altos da farmácia municipal situado na Rua Gil de Goes, 157- esquina com a Rua Voluntários da Pátria, 184 – Centro no horário de 8 horas às 12 h e 13h às 16h30min. de segunda a sexta feira, Favor fazer o pré-cadastro no site da Anvisa.
Obs: Não há atendimento em feriados e pontos facultativos

CLÍNICA VACCINI MACAÉ (PRIVADO)
Endereço: Rua Doutor Luiz Belegard, 340, B, Imbetiba – Macaé/RJ
Telefone: (22) 2762-3571
E-mail: macae@vaccini.com.br
Horários de atendimento: segunda a sexta, de 09h às 18h.
Não há atendimentos em feriados.
Só emite o certificado para quem tomou a vacina na clínica.

Leave a comment