Grande parte do Brasil é dominada por um clima de festa durante o Carnaval. Entretanto, para as pessoas que preferem fugir da folia, existem diversos lugares que oferecem refúgios atrativos. Abaixo, conheça alguns destes locais, todos no Brasil.

Parque Nacional de Aparados da Serra (RS e SC)
Localizado na fronteira entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Parque Nacional de Aparados da Serra exibe paisagens formadas por enormes cânions (um deles chega a ter cerca de 700 metros de profundidade). São paredões forrados por mata Atlântica e que podem ser admirados de diversos ângulos. No local, por exemplo, há um mirante que oferece vista perfeita para o cânion Itaimbezinho (o principal cartão-postal do lugar). No parque, os turistas também podem fazer trilhas que descem até o interior dos cânions, em caminhadas que oferecem muito contato com a natureza e um clima de sossego que contrasta com a folia carnavalesca.

Chapada Diamantina (BA)
A região conhecida como Chapada Diamantina, na Bahia, oferece algumas das melhores trilhas do Brasil. Ou seja, é um lugar ideal para caminhar por horas a fio no meio da natureza e se distanciar um pouco da agitação do Carnaval. Nestas longas andanças pela Chapada, os viajantes encontram paisagens como a cachoeira da Fumaça (uma queda d’água com mais de 300 metros de altura) e o morro do Pai Inácio (uma das formações rochosas mais impressionantes da área), além de piscinas naturais e grutas. É possível que o turista se depare com alguns festejos carnavalescos nas cidadezinhas que existem na região da Chapada, mas não faltarão refúgios na natureza para escapar delas.

Jalapão (TO)
O governo do Tocantins informou que, no Carnaval de 2017, “cerca de 1.300 turistas optaram por conhecer os atrativos exuberantes que o Jalapão oferece no lugar da folia de Carnaval das cidades”. E o Jalapão realmente oferece paisagens capazes de fazer o visitante se esquecer do mundo: o local mistura paisagens áridas com lindos cursos de água, com dunas alaranjadas, rios, cachoeiras e enormes formações rochosas. Além das dunas, que chegam a ter 40 metros.

Serra da Canastra (MG).
O Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, é outro destino brasileiro onde o turista pode se esquecer da vida (e dos festejos carnavalescos) e imergir no meio de muita natureza. Na região fica, por exemplo, a nascente do rio São Francisco, um dos mais importantes cursos de água do Brasil. E não para por aí: está lá também a cachoeira Casca d’Anta, que tem aproximadamente 180 metros de extensão e é, sem dúvidas, uma das quedas d’água mais lindas do país. Todo este cenário pode ser desbravado com caminhadas pelas trilhas da Serra da Canastra, nas quais é também possível observar uma rica variedade de aves.

São Bento do Sapucaí (SP)
Com seus horizontes marcados pela Serra da Mantiqueira, São Bento do Sapucaí (que fica perto de Campos do Jordão, em São Paulo) costuma oferecer lugares sossegados para o turista durante o Carnaval. Além de ser uma área recheada de natureza (excelente, por exemplo, para a observação de pássaros e de paisagens montanhosas, como a Pedra do Baú), o município abriga hotéis-fazenda e pousadas que proporcionam paz e conforto para quem quiser descansar. Trilhas no meio da mata estão entre as atividades mais interessantes para fazer em São Bento do Sapucaí.

Serra do Rio do Rastro (SC).
Outro bom destino sem bagunça é a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, através da qual passa a rodovia SC-390. Trata-se de uma das estradas mais lindas do Brasil, que serpenteia pela serra e entre trechos forrados de mata atlântica em um trajeto cheio de curvas e com mirantes para a paisagem ao redor. É um passeio que pode ser feito durante um dia e, depois de terminá-lo, muitos turistas se refugiam nas pousadas (algumas localizadas dentro de fazendas) que existem na região dos municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, que ficam na área.

Ilha do Cardoso (SP).
Praias são lugares que combinam com Carnaval e, ao ir nesta época do ano para algum destino litorâneo do Brasil, é bem capaz que o turista se depare com algum tipo de festejo. Mas, pelo país, ainda há orlas isoladas nas quais, provavelmente, o viajante conseguirá encontrar um pouco de paz. Entre os lugares que costumam oferecer ambientes tranquilos estão a Ilha do Cardoso (em São Paulo, com praias de aspecto selvagem e trilhas no meio da mata), a ilha do Superagui (no Paraná, também com lugares com cara de ilha deserta) e o litoral de Pernambuco, onde ainda há praias isoladas, como a praia do Porto, na cidade de Barreiros.

Gostou?
Qual o seu lugar preferido?
Conta pra gente nos comentários.

Leave a comment