Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. O Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.
Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, às margens do Rio das Preguiças, no Maranhão. São 155 mil hectares de paisagem deslumbrante, cheio de altas dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce, cujas águas variam entre os tons de verde e azul.
Os Lençóis Maranhenses assemelham-se um grande deserto, se não chovesse o Brasil 300 vezes mais do que no Saara africano. São estas águas que, aprisionadas entre as dunas, formam verdadeiros oásis tropicais, paradas obrigatórias para quem caminha nelas. Algumas lagoas chegam até a ter peixes.

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA IR VISITAR?
As lagoas de água doce são as principais atrações dos Lençóis Maranhenses que enchem na temporada de chuva, sendo assim, a melhor época para visitar, é quando as lagoas estão cheias. A temporada de chuva costuma acontecer de janeiro a junho, com auge nos meses de fevereiro a maio.  Quanto mais chuvas no ano, mais cheias ficam as lagoas. Para ver belos dias de sol associados a lagoas cheias, o melhor é viajar nos meses de junho, julho e agosto.

Com a diminuição das chuvas, as lagoas começam a secar. E como a previsão do tempo não é tão certeira assim, o período da cheia das lagoas pode variar de um ano para o outro. A partir de setembro a água já diminui bastante, mas ainda é possível encontrar lagoas cheias até outubro, principalmente na região próxima a Santo Amaro, onde as lagoas são maiores. Já entre novembro e janeiro ver lagoas cheias será bem mais difícil. Antes de viajar, consulte as agências de turismo locais e o ICMBio (pnlm@icmbio.gov.br) para ter certeza das condições das lagoas no período.

Ainda que as lagoas sejam as atrações mais famosas e procuradas, nos Lençóis Maranhenses é possível também fazer passeios para praias e rios, ou seja, dá pra ir durante o ano todo. E quem é fã de kitesurfe pode investir em viagens entre setembro e novembro, quando os atletas tomam conta dos Lençóis Maranhenses.

Leave a comment